sábado, 6 de setembro de 2008

Os Movimentos Ludistas, Cartistas e Socialistas



Com a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra, a situação da classe operária, agravava-se dia-a-dia. O excesso de mão de obra, em grande parte desqualificada, degradava ossalários e acentuava a miséria do proletariado. Os patrões, por sua vez, necessitavamcada vez mais de produção. A solução era incorporação de máquinas cada vez mais eficientesque contribuísse para aumentar a produtividade. Uma característica dessas máquinas erapoderem ser operadas por um número menor de trabalhadores, permitindo aos patrõescontratarem menos funcionários. Presos, vários luditas foram condenados á morte ou á deportação. Não obstante, o movimento continuou com menos intensidade, mas denunciando as más condições de vida da classe operária. Mas de qualquer forma, o movimento demonstrou que a classe trabalhadora possuía um certo potencial de reação contra a exploração.



Mais tade outro movimento dos operarios explodiu na Inglaterra, conhecido com Cartismo.









O "cartismo" nasceu em 1837, quando foi redigida a "Carta ao Povo", documento que continha seis pontos de reivindicação: sufrágio universal, igualdade dos distritos eleitorais, supressão do censo, eleições anuais, voto secreto, pagamento aos deputados do Parlamento. Desde a década de 30 os cartistas fizeram conquistas consideráveis para a classe operária como: 1º lei de proteção ao trabalho infantil (1833), lei de imprensa (1836), reforma do Código Penal (1837), regulamentação do trabalho feminino e infantil (1842), lei de supressão dos direitos sobre os cereais e lei permitindo as associações políticas (1846), lei da jornada de trabalho de 10 horas (1847).No auge do movimento, foi feita uma petição que exigia o sufrágio universal e a resolução de problemas econômicos. Apesar dos 3 milhões de assinaturas que a acompanhavam, a petição foi recusada pelo Parlamento.
Em 1942, nova carta ou petição seria enviada ao parlamento.Paralelamente, uma greve geral de trabalhadores agitava a Inglaterra. A má vontade edemora dos parlamentares em dar um retorno a essas exigências gerou uma série deagitações e uma onda de greves que duraria por cerca de 10 anos.


Mas o cartismo, além de algumas conquistas sociais, teve outra importância. No decorrer do movimento, o proletariado foi assimilando, se identificando e propagandeando um conjuntode idéias políticas conhecidas como socialismo.


O Socialismo é dividido entre o Socialismo Utópico e o Cientifico.



Os primeiros socialistas eram burgueses, alguns poucos, que se preocupavam com a situação de miséria da classe trabalhadora. No início do século, paralelamente ao Ludismo e ao Cartismo, surgia na Europa um movimento solidário organizado por burgueses capitalistas que propunha algumas mudanças que contribuíssem para amenizar as condições críticas em que vivia o operariado. Não propunha o fim do capitalismo, mesmo porque eram capitalistas. Sugeriam, e lutavam por isso, uma humanização das relações sociais e de trabalho. Um capitalismo bom, conscientizado, bem gerenciado e que cuidasse melhor dos trabalhadores. os primeiros socialistas eram burgueses, alguns poucos, que se preocupavam com a situação de miséria da classe trabalhadora. No início do século, paralelamente ao Ludismo e ao Cartismo, surgia na Europa um movimento solidário organizado por burgueses capitalistas que propunha algumas mudanças que contribuíssem para amenizar as condições críticas em que vivia o operariado. Não propunha o fim do capitalismo, mesmo porque eram capitalistas. Sugeriam, e lutavam por isso, uma humanização das relações sociais e de trabalho. Um capitalismo bom, conscientizado, bem gerenciado e que cuidasse melhor dos trabalhadores.


No Socialismo Utopico propunha se que houvesse justiça social, que as querelas entre patrões e operários fossem solucionadas de formas pacífica; criticavam o liberalismo econômico e a livre concorrência; sugeriam a criação de comunidades auto suficientes, apoiadas pela burguesia, compostas de operários que através da cooperação teriam suas necessidades atendidas; a criação de cooperativas de trabalhadores, a nível nacional, que negociariam entre si, a troca de bens e de serviços; Pediam a participação do Estado controlando a economia para evitar osabusos do capitalismo;


Já o Socialismo Cientifico acreditava que o capitalismo pudesse ser reformado, não acreditava que pudesse haver um “bom capitalismo”. Para eles o que legitimava o capitalismo era exatamente a exploração do mais forte pelo mais fraco. Portanto para alcançar a justiça, a liberdade e a redenção da classe trabalhadora era necessário destruir o capitalismo e substitui-lo por um sistema justo, capaz de satisfazer as necessidades dos reais produtores de riquezas que são os trabalhadores.


Tendo como base esse principio, esses dois pensadores, Marx e Engels, impulsionou ummovimento que se preocupava com as questões sociais provocadas pelo capitalismo industrial.Esse movimento foi o socialismo científico. Outra característica particular foi o seu radicalismo acentuado, pois pregava abertamente a destruição do capitalismo. Foi uma proposta didaticamente bem estruturada, racional, teorizada. Tinha um objetivo definido e os primeiros defensores tinham estabelecido os caminhos para sua consecução.

Um comentário:

alice saldaña disse...

vcs tem que bota mas coisas sore o ludismo