terça-feira, 2 de setembro de 2008

Participação da Biologia no período da Revolução Insdustrial

DOENÇAS

A primeira doença que vamos falar é a Varíola.
Uma doença que na foi classificada como a doença mais devastadora e foi também erradicada pela organização Mundial de Saúde em 1980.
A Varíola veio em manchetes de jornais dizendo que era utilizada como arma biológica.
Cientistas dizem que a Varíola tenha surgido há três mil anos, no Egito ou na Índia.Depois se espalhou pelo mundo causando varias epidemia matando diversas populações de todo o Mundo e
também aqui no Brasil vários povos indígenas.

A varíola é uma doença exclusiva do homem, não é transmitida por animais como a dengue.
O vírus da varíola pertence à mesma família do vírus que é causadores de doenças próprias do gado bovino, ou seja, a varíola bovina e de outros animais.
Varíola é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo vírus Orthopoxvírus variolae, um dos maiores vírus que afeta o ser humano.
A transmissão da doença pode ser feita pelo convívio e pela respiração.

A varíola guando entra em algum organismo fica entre sete a dezessete dias, depois disso passa para a garganta e nas fossas nasais e causa febre alta, um estado que fica entre dois a cinco anos.

Depois disso doença assumia uma forma agressiva onde a febre abaixava e começavam a aparecer erupções avermelhadas, onde aparece na garganta, boca, roto e depois pelo corpo inteiro, com o tempo as erupções evoluem e transforma em pústulas (pequenas bolhas de pus) que provoca coceira intensa.

A vacina contra a varíola foi descoberta no dia 14 de maiso de 1796 guando o médico Inglês Edward Jenner retirou uma pequena guantidade de sangue das mãos de uma camponesa e inoculou em um menino de 8 anos, passandoo tempo contatou que a criança havia se tornado imune.Mais antes de Jenner descobrir a vacina os chineses por volta do ano 1000 já utilizava um método que constava em extrair o pus das vesículas em estágio avançado de um doente e inoculá-lo em jovens fortes e sadios.

Mais falando mais um pouco da varíola ela a´te no final do século XVIII a varíola constituía uma grande destruição de humanos desfigurando rosto dos sobreviventes com cicatrizes e perda de vista. Na Europa no séc.XVIII houve 60 milhões de vítimas de varíola.


Foto de uma pessoa com a varíola:




Vídeo que mostram as pessoas com a Variola:





As doenças sexualmente transmissíveis:

Sexualmente transmissíveis como o advento da Revolução Industrial, houve um crescimento na prostituição grande, onde as mulheres começarão a vender seu corpo em troca de favores de seus patrões e capatazes expandindo mais ainda o tráfico de mulheres. Somente em 1899 aconteceu a primeira iniciativa para acabar com a escravidão e exploração de mulher e meninas...
Mais mesmo tentando acabarem com isso as doenças não deixaram de vir como por exemplos essas doenças:




Sífilis: Doença transmitida sexualmente como a mais grave na história da humanidade parece uma lesão, na parte do organismo que esteve em contacto com a fonte de infecção. Não é uma doença não tão mortífera como em outras épocas, é um grande problema essa doença porque durante a duração da doença a pessoa que estiver com isso pode ficar louco ou morrer.
Isso pode passar despercebido principalmente nas mulheres. Depois de duas semanas ela inflama os gânglios inguinais, passados dois meses aparece uma erosão por todo o corpo que desaparece logo após.
Se a mulher chegar a engravidar durante a doença o filho fica em risco de morte ou nascer com graves anomalias.

Gonorréia: É muito freqüente no reino unido, mais de 80% dos urretrites são de origem gonocócia, na década de 80, a nível mundial, veio um aumento do numero de mulheres infectadas, assim como de infecções extragenitais.
Só que a gonorréia não produz imunidade, a pessoa pode adquiri-la novamente até mesmo depois de ser tratada.

Herpes Genital: Doença pode ser provocada cocheiras, formigamento ou dores, depois disse vem bolhas de águas que estoura, podendo deixar uma ferida, e ao mesmo tempo pode ocorrer dores na hora de urinar, ele também vem com o sintomas parecido da gripe como dor de cabeça nas costa e febre.
Ele permanece na organismo por toda sua vida, manifestando-se de tempos em tempos, devido ao stress, uma doença que não tem cura atualmente que pode ser transmitido ao feto durante a gravidez.

Conseqüência das instalações precárias das fábricas que prejudicavam a saúde do trabalhador.

Foi a partir da revolução industrial que a poluição passou a constituir um problema para a humanidade. É lógico que já existiam exemplos de poluição anteriormente, em alguns casos até famosos (no Império Romano, por exemplo). Mas o grau de poluição aumentou muito com a industrialização e urbanização, e a sua escala deixou de ser local para se tornar planetária. Isso não apenas porque a indústria é a principal responsável pelo lançamento de poluentes no meio ambiente, mas também porque a Revolução Industrial representou a consolidação e a mundialização do capitalismo, sistema sócio-econômico dominante hoje no espaço mundial. E o capitalismo, que tem na indústria a sua atividade econômica de vanguarda, acarreta urbanização, com grandes concentrações humanas em algumas cidades. A própria aglomeração urbana já é por si só uma fonte de poluição, pois implica numerosos problemas ambientais, como o acúmulo de lixo, o enorme volume de esgotos, os congestionamentos de tráfego etc. Mas o importante realmente é que o capitalismo é um sistema econômico voltado para a produção e acumulação constante de riquezas. E tais riquezas nada mais são do que mercadorias, isto é, bens e serviços produzidos - geralmente em grande escala - para a troca, para o comércio. Praticamente tudo que existe, e tudo o que é produzido, passa a ser mercadoria com o desenvolvimento do capitalismo. Sociedades, indivíduos, natureza, espaço, mares, florestas, subsolo: tudo tem de ser útil economicamente, tudo deve ser utilizado no processo produtivo. O importante nesse processo não é o que é bom ou justo e sim o que trará maiores lucros a curto prazo. Assim derrubam-se matas sem se importar com as conseqüências a longo prazo; acaba-se com as sociedades preconceituosamente rotuladas de “primitivas”, porque elas são vistas como empecilhos para essa forma de “progresso”, entendido como acumulação constante de riquezas, que se concentram sempre nas mãos de alguns. A partir da Revolução Industrial, com o desenvolvimento do capitalismo, a natureza vai pouco a pouco deixando de existir para dar lugar a um meio ambiente transformado, modificado, produzido pela sociedade moderna. O homem deixa de viver em harmonia com a natureza e passa a dominá-la, dando origem ao que se chama de segunda natureza: a natureza modificada ou produzida pelo homem - como meio urbano, por exemplo, com seus rios canalizados, solos cobertos por asfalto, vegetação nativa completamente devastada, assim como a fauna original da área, etc. - , que é muito diferente da primeira natureza, a paisagem natural sem intervenção humana. Contudo, esse domínio da tecnologia moderna sobre o meio natural traz conseqüências negativas para a qualidade da vida humana em seu ambiente. O homem, afinal, também é parte da natureza, depende dela para viver, e acaba sendo prejudicado por muitas dessas transformações, que degradam sua qualidade de vida.